Breve: Louva-a-deus, um inseto mal compreendido

terça-feira, 12 de abril de 2011

Sorria! Você está sendo manipulado.

Ricardo Alexius
É fato! Você é manipulado. De diferentes formas e em diferentes graus,  a mídia controla seu modo de pensar, de agir e até mesmo de ser.

Em quase todos os países do mundo, especialmente no Brasil, temos que lastimar o fato de que a maioria da população está inserida na classificação “alvo fácil da mídia”. Os exemplos desse artigo podem até não ser completamente aplicáveis a você, mas  se aplicam à maioria da população.

Sem teorizar muito, observe-se alguns exemplos recentes para ver o “passo a passo” da manipulação que todos sofremos.

1. Uma criança morre. Crianças morrem a cada minuto no Brasil e no mundo das formas mais cruéis e inimagináveis, que nem cabe aqui enumerar. Mas nesse caso um ou outro ponto chama um pouco mais a atenção: é uma família de classe média-alta e a menina (filha de pais separados) é jogada do sexto andar de um prédio.


2. Agora entra o que pode ser chamado de “a isca”: As emissoras de TV e outros veículos de informação passam a notícia normalmente, mais uma notícia como todas as outras tragédias. Com a tecnologia de hoje, os veículos de informação conseguem medir o grau de interesse do povo em determinado assunto (Ibope). No caso dessa notícia, há uma pequena variação – nada alarmante – mostrando um pouco mais de interesse nessa notícia. O povo então é fisgado.


3. A notícia teria durado poucos dias (senão um só), mas uma emissora decide “investir” naquela notícia por causa do sutil aumento de interesse do povo, e a transforma numa notícia mais completa, dessa vez usando os mais vis artifícios para mexer com as emoções do povo. É algo bem simples, se houve um pouco mais de interesse, então fica fácil aumentar mais ainda esse interesse despertando emoções no povo, como raiva, indignação, comoção, etc. (tragédias são ótimas iscas). Se essa tática dá certo, aí entra o que chamamos de “avalanche”.


4. Com os artifícios da emissora, o interesse do povo aumenta muito e, agora sim, de forma significante, fazendo com que todas as outras emissoras e veículos de informação também comecem a investir mais naquela notícia, até por uma questão de concorrência. Em poucos dias, será o assunto mais falado.


5. A parte mais difícil da manipulação já aconteceu, que foi fisgar o povo. A partir de agora, os jornalistas, repórteres e empresas de comunicação, vão depositar todas as suas fichas no caso e sugar cada gota de sangue, com notícias até mesmo inúteis, como 

Padrasto da prima do marido da irmã da menina morta
é visto esquiando nos alpes suíços
mas que vão conseguir manter o povo com os olhos pregados na televisão, assistindo comerciais e recebendo “opiniões pré-fabricadas” direto na mente. O que o jornal insinuar, vira lei. Nesse momento o povo está praticamente escravizado.

6. Durante semanas, os jornais vão focar somente nessa notícia e nos seus mais estúpidos detalhes, até que, quando detectarem o início de um desinteresse, vão jogar várias outras notícias de crianças mortas. Até mesmo se um pai der um puxão de orelha no filho em praça pública lá no Afeganistão, será noticiado (coisa que antes nunca seria notícia). Qualquer coisa relacionada à maldade com crianças será mostrada como um grande furo de reportagem para aproveitar o sentimento - fabricado - que foi criado entre o povo. Tudo isso se alternando com resquícios da já completamente devorada notícia da criança que caiu do sexto andar e o andamento do caso.


7. Agora o povo já está em frente ao tribunal fazendo um show. É um circo de horrores onde inúmeros “juízes” já julgaram com “suas” (destaque às aspas) opiniões até a sexta geração dos réus.


8. Algumas semanas depois, não se fala mais nisso. Passou. Notícias relativas a isso só aparecerão agora quando algo mais interessante ocorrer (antes se noticiava até os banhos dos réus, que continuam tomando banho, mas não é mais noticiado).


9. A mídia agora precisa fisgar o povo novamente. Alguma nova isca vai funcionar e tudo vai recomeçar.

Porque isso ocorre? É simples. Não é por maldade, é por interesse. A mídia jamais conseguiria fazer isso sozinha, precisa da ajuda de suas vítimas. Precisa da falta de instrução, precisa da falta de cultura, da falta de identidade de um povo que não lê, inserido numa sociedade medíocre. E isso em países como o Brasil é coisa muito fácil de se encontrar. A mídia e os políticos usam muito bem esse ponto fraco. Se uma emissora não destroça uma notícia como as outras emissoras estão fazendo, vai perder audiência. Se um político não explora a ignorância do povo, vai perder votos para os outros que o estão fazendo. Money, dinheiro, Geld.

É um círculo vicioso que dificilmente vai ter fim.

Existem ainda “iscas” mais certeiras e premeditadas, como o carnaval, a copa do mundo, as olimpíadas, o dia dos namorados, etc. Com esses eventos já há um preparativo para fazer o povo comprar isso ou aquilo, fazer isso ou aquilo.

A mídia cria e planta opiniões e, através dessas opiniões, domina o mundo.

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