Breve: Louva-a-deus, um inseto mal compreendido

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Gambá, um mamífero mal compreendido


Este é o feio mas importantíssimo Gambá.
Seu nome comum deve ter se originado da língua tupi-guarani e vem de guámbá, gã´bá ou guaambá, que quer dizer ventre aberto, ou saco vazio, fazendo menção à sua barriga oca por causa da bolsa onde cria os filhos. Típico das Américas, é um mamífero marsupial, assim como o canguru.
Dependendo da região, é conhecido também como opossum (Portugal), mucura (Amazônia e Região Sul), sariguê (Bahia a Pernambuco), ou timbú (Ceará).
Pertence à Ordem Didelphimorphia, Família Didelphidae, e seu nome cientéfico é Didelphis sp. Habita desde o sudeste do Canadá até o sul da Argentina, principalmente as florestas, porém tem se adaptado bem à presença humana, vivendo também próximo ao ser humano, entrando em chácaras, quintais, e até mesmo em grandes centros urbanos.
Zorrilho ou Jaratataca - Mephitis mephitis
São ainda confundidos por vezes com o cangambá ou zorrilho (Mephitis mephitis) mas, apesar de algumas semelhanças, principalmente quanto ao seu “perfume”, este não é um marsupial, mas sim um carnívoro da família Mephitidae, também possuidor de glândulas capazes de lançar um forte odor como defesa. Nem parentes próximos eles são.
Também é erroneamente chamado de “raposa” em boa parte do Brasil, principalmente na Região Sul, talvez pelo fato de eventualmente atacar alguma galinha. A verdadeira raposa (gênero Vulpes) é do Hemisfério Norte, principalmente Europa e Rússia, e no Brasil o exemplar que mais se aproxima de uma raposa pela sua grande semelhança física é o graxaim (gênero Cerdocyon) que está mais próximos do gênero Canis, ao qual pertencem os lobos, absolutamente distante do gambá (gênero Didelphis).
Raposa vermelha - Vulpes vulpes
Infelizmente, sua fama não é nada boa dentre os humanos menos esclarecidos.
O gambá possui um líquido fedorento produzido por glândulas odoríferas que é utilizado como meio de defesa quando perturbado. O cheiro também é exalado pela fêmea em maior quantidade na época em que está no cio e tem a função de atrair o macho, afinal, gosto é gosto... Este cheiro é um dos motivos por ele ser tão discriminado.
O gambá pode ser domesticado
Mesmo assim, o gambá foi e ainda é fonte de alimento como saborosa carne para muitos povos. No livro “Delícias do Descobrimento”, da portuguesa Sheila Moura Hue, o gambá é citado como uma das carnes utilizadas na refinada alimentação dos europeus que aqui chegaram logo após a “invasão” do território brasileiro. Obviamente hoje a legislação ambiental proíbe tanto seu abate como os maus tratos, como o cativeiro.
O gambá é um animal com 40 a 50 centímetros de comprimento, sem contar com a cauda que chega a medir 40 cm, com um corpo parecido com o rato. O gambá mede de 40 a 70 centímetros (o gambá-de-orelha-preta é maior). A cauda tem pelos apenas na região proximal, é escamosa na extremidade e é preênsil, ou seja, tem a capacidade de enrolar-se a um ramo de árvore. As patas são curtas e têm 5 dedos em cada uma, com garras. O hálux (primeiro dedo das patas traseiras) é parcialmente oponível (como o polegar da mão humana) e, em vez de garra, possui uma unha, é usado para agarrar e escalar galhos. É muito ágil no alto das árvores, podendo andar sobre fios de luz, mas sua mobilidade no solo é lenta e desengonçada.

A fêmea pode dar à luz até três vezes durante o ano, parindo até 20 filhotes em cada gestação, que dura 12 a 14 dias. Como nos restantes marsupiais, ao invés de nascerem filhotes, nascem embriões com cerca de um centímetro de comprimento, que se dirigem à bolsa, onde ocorre uma soldadura temporária da boca do embrião com a extremidade do mamilo. Os filhotes permanecem no marsúpio até uns 3 meses e, 
O nome "marsupial" é originário do latim marsupiu, que significa pequena bolsa, e está relacionado à presença de uma bolsa de pele que fica no ventre da fêmea. O aparelho reprodutor é bem diferente dos demais mamíferos.
Pênis do gambá
A fêmea possui dois úteros, duas vaginas laterais e uma vagina mediana, denominada canal pseudovaginal. As vaginas laterais servem apenas para conduzir o esperma para o interior dos úteros. O canal pseudovaginal permanece fechado até o momento do parto, quando se abre para permitir o nascimento dos filhotes. Os machos possuem um pênis bifurcado que possibilita a disseminação do sêmen para o interior das vaginas laterais da fêmea.

O período de gestação é de apenas 12 a 14 dias. Os recém-nascidos são chamados de altriciais, pois nascem num estágio pouco desenvolvido. Os frágeis filhotes nascem com cerca de 2 cm de comprimento, ainda não enxergam nem possuem pelos. Seus membros anteriores, porém, são bem desenvolvidos, assim como os músculos faciais e da língua. Estas características permitem que eles se prendam fortemente aos mamilos existentes no interior do marsúpio e comecem a mamar imediatamente.

Os filhotes permanecem no marsúpio até completar seu desenvolvimento. O tempo de desenvolvimento dos filhotes na bolsa é bem maior do que o período de gestação, podendo levar até três meses. A lactação continua mesmo com os indivíduos jovens, que podem ser observados entrando e saindo da bolsa da fêmea.
Quando saem e, ainda não capazes de viver sozinhos, são transportados pela mãe em seu dorso. Podem viver até 4 anos.
O embrião 'nasce' pouco desenvolvido e recebe carona quando jovem.
  Além de exalar seu cheiro característico como defesa quando ameaçado, outra estratégia para escapar dos perigos é o comportamento de fingir-se de morto até que o atacante desista. Alguns gambás são imunes ao veneno de serpentes, incluindo as jararacas, cascavéis e corais, podendo atacá-las e ingeri-las.
Fingindo-se de morto.
A maioria das espécies possui hábitos noturnos e uma dieta onívora, que pode incluir frutos, insetos, raízes, vermes, crustáceos (caranguejos em áreas de mangue), moluscos, néctar e pequenos vertebrados (sapos, lagartos, serpentes, ovos e aves). É considerado um dos maiores predadores de escorpiões, até mais do que as galinhas. Colabora no controle das espécies consideradas pragas para a agricultura, como os roedores e insetos. São também bons dispersores de sementes através das fezes, ajudando a natureza a plantar o que o homem destrói.
Estudos recentes observam como novidade o fato de ele se alimentar da goma de certas árvores que as produzem em ferimentos na casca.
Alguns gambás são imunes ao veneno de serpentes, incluindo as jararacas (Bothrops sp.), cascavéis (Crotalus spp.) e corais (Micrurus spp.), podendo atacá-las pela cabeça e comê-las. Segundo um estudo científico, a dose letal em um experimento com gambás foi de 660 mg de veneno, o que corresponde a uma dose 4.000 vezes superior à suportada por um boi de 400 kg.
Na natureza têm como principal predador o gato-do-mato (Leopardus spp.), enquanto nas cidades são frequentemente atropelados por terem a visão ofuscada pelos faróis e por sua pouca mobilidade. Não vivem em grupos, mas na época da reprodução formam casais e constroem ninhos com folhas e galhos secos em buracos de árvores.
No território brasileiro há pelo menos quatro espécies:
Didelphis aurita Gambá-de-orelha-preta: em todos os biomas do Estado de São Paulo e Paraná, principalmente nas regiões de Mata Atlântica e nos estados próximos; ocorre também no norte do Rio Grande do Sul e Amazônia; o que o distingue das outras espécies de gambás, é sua orelha preta e sem pelos,
Didelphis albiventris Gambá-de-orelha-branca: Brasil Central, especialmente no Estado de São Paulo e no Rio Grande do Sul; também endêmico no Nordeste, especialmente Pernambuco, onde é denominado timbu;  apresenta como característica marcante as orelhas cobertas por uma fina camada de pelos brancos.  Aprecia aves e ovos, possui ainda um gosto especial por sangue. Quando captura seu alimento, o gambá abre o pescoço da presa, rompendo a jugular para se alimentar do sangue, que verte em abundância. Não é um animal perigoso para o homem, desde que não seja incomodado.
Didelphis marsupialis – Gambá-comum: Desde o Canadá ao norte da Argentina e Paraguai; no Brasil, principalmente na região amazônica; e
Didelphis paraguaiensis Rio Grande do Sul e Mato Grosso, podendo também ser encontrado no Paraguai.
Gambá-da-Virgínia: não ocorre no Brasil
Desde o norte da Argentina até o Canadá habita o Didelphis virginiana - Gambá-da-Virgínia.
A espécie D. marsupialis foi o primeiro marsupial a ser conhecido pelos europeus. Segundo a História da América, Vicente Yáñez Pinzón foi quem, em 1500, levou este animal para a Europa, o que causou estranheza, uma vez que os marsupiais na Europa tinham sido extintos no período terciário, há mais de 60 milhões de anos.
As espécies de marsupiais são importantes na dinâmica das comunidades da mata atlântica. Alguns desses animais, como o Didelphis aurita, a cuíca-lanosa (Caluromys philander) e a cuíca (Micoureus travassosi), são eficientes dispersores de sementes. O gambá pode até atuar como controlador das populações de roedores silvestres.
Pode escolher abrigos estranhos
Numa tese de doutorado realizada na Reserva Ecológica de Dois Irmãos, Recife, PE, indivíduos machos de D. albiventris foram marcados com dispositivo de rádio e rastreados com o objetivo de estimar sua áreas de uso e estudar seus comportamentos. Um dos machos chegou a ocupar em média uma área de 6,83 hectares e percorreu em média 424 metros por noite. Todos os animais utilizaram cavidades em árvores como abrigo diurno e em 97,5% do tempo noturno estavam em árvores, sugerindo que o animal é escansorial e usa preferencialmente estratos arbóreos em suas atividades normais.

80 comentários:

  1. Olá Ricardo,
    Parabéns pela postagem é 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu vi um desse na lixeira daqui de casa, era meia noite de sexta feira kkkkk, o danado me deu um baita susto quase atirei nele com a minha 12...pensei que fosse um ladrao no quintal, mas o danado so estava procurando comida, ele muito bonitinho

      Excluir
  2. encotrei um aniimal igual a cuica lanosa,so que o rabo e comprido

    ResponderExcluir
  3. puxa, tenho lido conteúdos sobre o bichinho em diversos saites e blogs e docs online, e esta tua postagem aí é das mais completas. parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. eles representam algum risco para humanos? tem um aqui e como no quintal e como tenho filho pequeno gostaria de saber se transmite alguma doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joelma, não podemos afirmar que ele não possa transmitir doenças, mas não existe nada de específico que a espécie transmita.
      A nosso ver, cães e gatos teriam muito mais chance de transmitir zoonoses, pois seu contato com os humanos é muito mais frequente.
      Se deixar o gambá em paz, ele não vai incomodar.

      Excluir
  5. onde moro tem muitos, fico brigando com os meninos pra não o mata-los a natureza precisa da gente.

    ResponderExcluir
  6. E alimentá-lo, colocando frutas?
    Moro em uma chácara e tem um pequeno aqui na mangueira.

    []´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, essa é uma questão polêmica.
      Esse hábito desacostuma os animais a exercer suas habilidades para conseguir o alimento, já que comer o que o humano oferece não exige esforço.
      Os humanos oferecem, muitas vezes, alimentos inadequados, o que pode provocar o desbalanceamento do metabolismo do animal.
      Para se aproximar dos animais, as pessoas sentem-se tentadas a oferecer balas, chocolates, salgadinhos e outros alimentos ricos em açúcares, sais e gorduras, que causam problemas até para o ser humano. Na natureza, os efeitos são mais graves, já que os bichos não escovam os dentes e também não estão livres de doenças como diabetes, colesterol elevado e hipertensão.
      A gente pode também estar alterando o comportamento da espécie, fazendo com que ela perca medo do contato das pessoas.
      No entanto, creio que não há nada demais em você deixar alguma fruta à disposição dele de vez em quando, para poder vê-lo. Não deixa de ser uma maneira de proteger.

      Excluir
  7. Ricardo,no fundo da minha casa há um espaço com arvores frutiferas onde os vizinhos dizem q vive uma familia de gambás.Porém um deles de aproximadamente uns 22cm esta frequentando meu quintal,comendo a ração dos meus gatos e passeando livremente pelos brinquedos do meu filho.Mesmo com a luz acesa ele continua a fazer arte...queria tentar domesticá-lo mas tenho medo de possiveis doenças que ele possa trazer pra meu filho de apenas 3 anos que já esta encantado com o "gambazinho" fizemos até um video do bichinho.O que vc me sugere?! Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, Dani, como já respondi em comentários anteriores, é uma questão polêmica.
      Resumindo, o ideal é "cada um no seu quadrado". Se tentar domesticá-lo, você também estará interferindo demasiadamente na natureza, mas ele não precisa ser afugentado.
      Quanto a transmissão de doenças, eles podem sim carregar vetores de algum outro lugar que frequentam, assim como animais de estimação o fazem, então as medidas normais de higiene devem ser seguidas quando há contato.
      Sugiro não permitir que ele coma a ração do gato, para que ele procure seu próprio alimento.
      É importante ensinarmos aos filhos a importância destes animais no planeta, e afastar os mitos trazidos frequentemente por pessoas mais conservadoras...

      Excluir
    2. Se você parar pra pensar, os humanos já fizeram muitas coisas ao longo do tempo, já domesticaram o gato, os cachorros, cavalos...

      Excluir
  8. Anônimo4/9/14 17:52

    Apareceu uma femea carregando filhotes aqui na frente de casa, mas um vizinho estúpido matou ou tentou matar a bichinha pegando pelo rabo e deu com ela cacetadas numa arvore. Vi um filhotinho perdido mas se escondeu em um arbusto. Com ceretza irá morrer também. Aqui no sul não sobra um pela mão do homem...

    ResponderExcluir
  9. Na casa de praia do meu viveram uns 20, até a mãe morrer. Foi uma convivência relativamente pacífica durante mais de 10 anos. Eles viviam no forro da propriedade. À noite saíam para buscar comida e então encontrávamos a comida dos gatos revirada, uma banana pela metade, etc. O contato de fato só ocorria quando tínhamos que resgatar algum filhote de dentro do vaso sanitário ou da piscina, rs. O único problema era que nos impossibilitava de ligar o alarme da casa no inverno, porque o movimento deles fazia disparar.

    ResponderExcluir
  10. Com quanto tempo devo dar comida ? Tenho seis filhotes q o cachorro matou a mae deles nao sei o q fazer

    ResponderExcluir
  11. Fabiola, não sei qual a idade/tamanho dos seus 'bichinhos', mas eles comem praticamente de tudo... claro que preferem carnes (pode pedir 'pelancas' ao açougueiro), mas comem frutos, insetos, ovos, restos de comida, assim como gatos e cães.
    Eu só tive um que eu cuidava quando criança, a gente tinha um açude no fundo da casa e eu pescava peixinhos pra ele...
    Mas o ideal é você afastá-los devagarinho para que se adaptem à Natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ricardo. Há um saruê que foi tirado de uso doméstico e não sei se consegue ser re-introduzido a natureza, gostaria muito que acontecesse, tem alguma dica? ou ong, alguém?

      Excluir
  12. Olá! Bom texto, bem esclarecedor. Tenho convivido com gambás em meu quintal e, apesar de atacarem minhas árvores frutíferas e lixeira, não geram danos a ponto de me fazerem expulsá-los. No entanto, em meu sítio a coisa tá complicada: um deles pegou gosto por matar minhas galinhas, já perdí várias, mesmo trancadas em galinheiro, ele dá um jeito de entrar. E o pior é que apenas suga o sangue no pescoço delas, muitas vezes nem faz isso, mata duas ou três e deixa lá...como alguns dizem, mata só "por prazer".

    ResponderExcluir
  13. Que lindo o seu blog,parabéns...

    ResponderExcluir
  14. hoje apareceu na minha varanda um gambazinho filhote. e pelo q percebi ele esta com as patas traseiras sem movimentos, nao sei se ele caiu d algum lugar alto ou se alguem o machucou. sei q nao tenho como devolve-lo a natureza nessas condicoes pois ele morreria. pretendo cuidar dele, mais nao sei se vai dar certo. tentei ligar pro ibama, pro bombeiro e pra secretaria do meio ambiente. mas nao cosegui falar com nenhum deles. o jeito é eu cuidar dele mesmo!
    Ah! mora uma familia de gamba em cima da minha casa, a laje é coberta com telha e vez por outra vejo elas descendo e subindo as arvores q sao encostadas na laje da casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito pouco provável que o filhote tenha se machucado ao cair... Provavelmente foi obra de algum ser inescrupuloso, humano, que quebrou a coluna cervical dele. E não adianta procurar bombeiros ou órgãos municipais, pois não fazem nada a respeito, a não ser que você encontre lá uma boa pessoa que, por conta própria, encaminhe o filhote a alguma Ong ou ao Ibama. Mas se você cuidar dele, ele pode sobreviver.

      Excluir
  15. Eu fui mordido por um timbu q estava dentro de um saco em um balde no meu quintal tem algum problema para minha saúde.procurei a upa na minha cidade so passaram antitetânica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por problemas de saúde demorei para lhe responder, portanto você já está sarado, ou morreu de raiva. Rsrsrs
      Brincadeira... falando sério, a antitetânica foi uma boa providência.
      Teoricamente qualquer mamífero 'pode' ser portador de raiva, mas no Brasil isso é raríssimo. Não sei de onde você é, mas ouvi nestes dias uma notícia de que após 21 anos sem nenhum caso, MT teve um caso de raiva. E nunca ouvi falar de casos transmitidos por gambá.

      Excluir
  16. Encontramos dois Gambás em nosso quintal em Maricá e por incrível que pareça em Maricá não estamos encontrando nenhum lugar que receba esses órfãs, não sabemos o que aconteceu com mãe, tinham dois filhotes mortos e dois sobreviventes. Onde entregar esses bichinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente difícil encontrar um órgão que ajude nisso.
      Muita gente interpreta como 'má vontade' dos funcionários, mas conheço estes órgão como Ibama e, no nosso caso do Paraná, o IAP, possui pouca gente e local apropriado para isso.

      Excluir
  17. Estou cuidando de 3 filhotes de gamba, acionei todas as autoridades possíveis, mais não obtive sucesso em nenhuma, agora estou atrás de alguma ong que esteja dispostos a recer eles!!! Eles são umas gracinhas nem abriram os olhinhos ainda!!! estou apaixonada por eles é uma pena eu não poder ficar com eles!!! se alguém puder me ajudar mande email para mim kiara1_pereira@hotmail.com desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe o que já mencionei em outras respostas.
      Quanto às ONGs, tenho percebido por aqui que existe um certo preconceito do pessoal que gosta de cães e gatos. Mas sempre pode aparecer uma 'boa alma'...
      Vou te enviar e-mail.

      Excluir
  18. Achei uma fêmea morta em frente Minh casa. Dai quando olho direito vejo uns filhotinhos ao todo sao 5... nao sei o que fazer pois meu tempo e escasso e nem sei cuidar vou tentar ligar pra algum orgao competente moro em Palmas -to nao entendo pq machucam esses pequenos seres e o mais estranho e que eles ainda estavam mama do na mãe mora fiquei com tanta dó...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma situação crítica! Não sei qual o tamanho deles, mas se ainda não andam e não têm pelos, as chances são poucas... sem o leite materno e o calor do corpo da mãe, daria muito trabalho para mantê-los vivos.
      Você teria que encontrar alguém disposto a isso, pois os órgãos como Ibama e afins não possuem efetivo suficiente para isso.

      Excluir
    2. Eles ja Andam e ja estao com olhinhos abertos... estao bem espertos até fazem barulho agressivo quando tento pegar eles

      Excluir
  19. Parabéns ótimo texto!

    ResponderExcluir
  20. no sittio da minha mãe apareceram todos os patos mortos e as maiores galinhas tambem com buracos no pescoço em um unico dia foram uns 10 animais grandes, mas os patinhos não foram comidos, nem os ovos. pode ter sido esse gambá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase certo que não foi um gambá.
      Eles têm o hábito de capturar uma presa e comê-la no local, e são quase sempre solitários.
      Não sei como é o local e a proximidade de rios onde isso aconteceu, mas se houver possibilidade de acesso, pode ser obra da ariranha (Pteronura brasiliensis) ou do furão (Mustela putorius furo) (menos provável).
      Gatos-do-mato (Leopardus tigrinus) ou até cães podem fazer isso também.
      Ao contrário do gambá, esses animais (principalmente quando jovens) às vezes "brincam" de matar algumas vítimas, e levam uma para se alimentar.

      Excluir
  21. Gostei muito desta postagem. Acho esses bichinhos muito bonitos, pena que algumas pessoas os tenham como pragas e por isso tendem a matá-los. Em meu quintal dorme um. Quando chego a noite tento não fazer barulho para não assustá-lo . Ė o bichinho mais fofinho que já vi. É possível ter um desses como animal domestico? E o mal cheiro que eles liberam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com as leis ambientais não se deve capturar estes animais para o cativeiro. Mas se acontecer de resgatar algum quando filhote, ele se adapta como doméstico e não exala mau cheiro se não for irritado.

      Excluir
  22. Encontrei um filhote de gambá na porta de casa. Ele não mexia, parecia estar encantado com as luzes da casa. Depois, vimos outro, caminhando desengonçadamente pela grama do jardim. Adoramos a presença deles, que é comum na casa, pois vivemos em uma casa próxima da mata no litoral norte de São Paulo. Depois de uma semana que voltamos a casa, encontramos o bichinho morto, dentro de um pequeno balde. Lamentamos o ocorrido, mas não entendemos o que pode ter acontecido. Você tem alguma ideia?

    ResponderExcluir
  23. Ricardo, estou um tanto confuso em relação a agressividade e ao uso da glandula que exala cheiro forte. O que acontece, é que aqui em casa é muito comum a aproximação deles, só que de uns seis meses para cá adotamos uma cadela pintcher e ela meio que cerca o gamba e late para nos alertar do intruso rsrsrs. O que me deixa confuso é que o Gamba tem um comportamento bastante agressivo partindo para o ataque. Essa noite mesmo ouve um encontro e o gamba veio atrás dela, ela entrou dentro de casa e veio buscar proteção comigo e eu nem percebi até ver o gamba sair por debaixo da minha mesa e ela atras. Ficaram naquele pega não pega por alguns segundos até que consegui pegar minha cachorra e abrir caminho para o gamba. Então achei isso bem estranho porque achava que o gamba tentaria fugir ou se fazer de morto ou ainda usar suas glandulas. Alias é outra coisa que me deixa confuso, apesar de diversos encontros eles nunca usaram a glandula, eu jamais senti qualquer cheiro incomum mesmo quando os encontros são assim um tanto agressivos. Sim tenho absoluta certeza de trata-se de um gamba, fiz muita comparação de imagens para ter certeza. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente uma fêmea com filhotes...

      Excluir
    2. Desculpa pela demora, tive problemas profissionais e de saúde, e quase não tive tempo para o blog, mas agora quero voltar à ativa e atualizá-lo.
      Você já deve ter resolvido o problema, mas ele enfrenta sim o cachorro se não for maior que ele, e a sua pincher não é boba de enfrentá-lo rsrs. Mas o caso de ele não exalar o 'fedor' nessa hora é realmente estranho. Se ele é muito manso e se aproxima de gente sem medo, pode ser que já era domesticado. Há pessoas que extraem as glândulas, é um procedimento veterinário relativamente simples e até alguns práticos o fazem...

      Excluir
  24. Meu foi mordido por um cassaco gamba isso tem algum risco!

    ResponderExcluir
  25. Eu resgatei um jovem gambá de meu cão que já matou dois deles. Eu moro em uma cidade e não sei se solto ou cuido um pouco até ficar mais velho para soltá-lo. Já cuidei de um muitos anos atrás que encontramos atropelado mas nessa época não tinhamos cães. Nós temos costume já de cuidar de passarinhos que encontramos (mais de 200) e soltá-los quando adultos mas esse caso é um tanto atípico.
    O que faço então?
    Já solto ele ou cuido por um tempo?
    Ele tem uns 30 cm do focinho a calda.

    ResponderExcluir
  26. Ricardo, Li em uma reportagem que a urina do Sariguê transmite leptospirose é verdade? Na minha casa ele costuma urinar no forró e isso me incomoda muito principalmente pelo cheiro horrível.
    Depois essa reportagem estou mais receiosa.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite.
    Tenho recebido a visita de um lindo gamba nos fundos do meu apartamento... O que me preocupa é que moro numa area urbana e tenho medo que ele nao consiga se alimentar. Pensei em procurar algum orgao publico mas estou um pouco perdida no que fazer e queria uma opinião antes que o ogro do visinho possa machucar o bichinho. Obs:Parabens pela dedicacao demonstrada no blog!

    ResponderExcluir
  28. oi tenho gatas e uma delas apareceu com um machucado feio hj como se algum bicho tivesse agarrado pela pata arrancou apele resumindo ta feio
    tem possibilidade de um gamba ter feito isso sei q tem no fundo de casa e nao e nada pequeno

    ResponderExcluir
  29. Ricardo tem 1 timbu enorme em meu quintal, devo mim livrar dele?
    há algum risco para minha familia?

    ResponderExcluir
  30. Achei um filhote no meu quintal ele estava fraco minha filha ,ficou com pena porque sabia que ele não ia sobreviver por ser muito novinho ela resolveu cuidar dele ,so que eu tenho medo dele transmitir doença, ele ja ta acostumado com ela quando coloca ele no chão ele sai correndo atrás dela ,eu não sei oque eu faço ela pegou amor ao gambazinho sei que ele não é um animal doméstico ,ela falou quando estiver maior vai devolver a natureza.

    ResponderExcluir
  31. Olá, Ricardo. aqui no quintal aparecerem três gambás: um grande e dois menores. Eles comeram várias lesmas do caracol/caramujo africano (achatina fulica). Agora são frequentadores do quintal e comem bananas que deixo e outras frutas direto do pé (jabuticabas e acerolas). Também trazem oitis para comer aqui. Agora tem bem menos caramujos no quintal. Eles ajudaram a controlar.

    ResponderExcluir
  32. Excelente panorama sobre os gambás! Nunca li um texto tão esclarecedor! Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  33. Encontrei um filhote lindoo... Decidi cuidar e criar ele.. Ele dorme na caminha dele quase o dia inteiro, qdo chega a madrugada ele rosna me chamando para por alguma fruta,depois que ele come volta a dormir lindamente. To mto apaixonada por ele e minha filhinha de 3 aninhos tbm. 😍😍

    ResponderExcluir
  34. Aqui no meu sítio tinha uns gambás que não só sugavam o sangue, como também comiam as vísceras das coitadas das galinhas.Fiz uma armadilha capturei as meliantes e as libertei na mata bem longe de minha casa. Mais de cinco quilômetros, assim elas pararam de perturbar.




    ResponderExcluir
  35. o prblema é quando tem galinha na historia . eu sou contra matar qualquer animal mas já tive de matar alguns porque comiam minhas galinhas , ovos e ointinhos . não adiantou telar o galinheiro pois eles iam lutando até abrir buracos , entravam e atacavam , quase sempre 3 da madrugada . era um inferno . eu adoro animais mas fica dificil conviver quando eles atacam alguma coisa sua !

    ResponderExcluir
  36. acabei de encontrar tres galinhas mortas,no galinheiro.Com dois pequenos orificios no pescoço e nenhuma outra lesão?Isso é gamba??Por via das duvidas soltei as aves,pois não pretendo caça-lo.

    ResponderExcluir
  37. Você entende de piolho de gambá? porque não estou achando muita coisa, nem foto. É um ácaro? vejo um fio rosa de menos de 2 mm menor q fio de cabelo, alguns transparentes, sobre a minha cama e tenho um gambá hospedado no meu forro já não sei há quanto tempo! Marido reclamando de coceira, nos mudamos provisoriamente pra outro quarto até dedetizar, limpar o forro!

    ResponderExcluir
  38. Filhotes de gamba não podem ser alimentados com leite comum, pois são intolerantes a lactose.

    ResponderExcluir
  39. Olá e parabéns pelo post.

    Aqui em casa tem um tempo que um desses adulto apareceu e ficou de ver no telhado ... como a casa não tem forro, ele vive entre as madeiras e as telhas. Toda noite ele passa pela cozinha e come tudo o que encontra. Saberia me indicar como afastá-lo?

    Grato

    ResponderExcluir
  40. Ola muito bom post. Aproveito pra tirar uma dúvida enorme. Tenho uma familia de gambás morando no teto do meu quarto (entre o teto de madeira e o telhado). Queria saber o que fazer pois nāo me deixam dormir a noite toda fazendo barulhos. E as vezes tenho goteiras de urina também. Outro dia tiramos dois e infelizmente o vizinho viu e matou porque disse que eles pegam as galinhas.. Mas ainda tem mais e nâo quero matá-los..algum conselho?

    ResponderExcluir
  41. Na casa dos meus pais, em plena zona urbana de uma cidade de 130 mil habitantes, os gambás tem costume de adentrarem no sótão. Há alguns anos capturamos dois com uma gaiola que meu pai construiu, usando uma coxa de galinha como isca, e soltamos em uma área de mata longe da cidade. Um deles eram bem criado, deveria ter uns 5-6kg. Animal inofensivo e simpático, pena o desconhecimento e preconceito da população com o mesmo.

    ResponderExcluir
  42. Ola Ricardo, o meu cachorro estava com uma femea gravida na boca, fiz ele soltar e o bichinho parecia morto mas esta respirando, coloquei uma caixa com furos em cima dele, para depois soltar quando fui soltar, achei uns filhotinhos no chão perto dela, e ele não quiz ir embora, agora não sei o que fazer, porque 05 cachorros, e eles estão loucos para pegar o bichinho, voce pode me ajudar. Roberto Luiz - Mairinque - SP, moro em uma chacara.

    ResponderExcluir
  43. Olá Ricardo, tudo bem? Estou cuidando de um filhote que aoareceu aqui em casa. Ja tem pelos e é esperyo. Estamos dando leite, patê de carne daqueles para cachorros debilitados (a.d.) e banana. Tudo muito pastoso ainda. Nao sei que sexo é e nem quanto tempo tem. Tenho uma cachorra wue nao est gostando muito dessa situacao. Agora nao sei se posso soltá-lo no mato ao lado da minha casae se ele ira se virar bem, ou se cuido como decestimacao. Ai nao sei o que ele precisa. Se pode dormir dentro de casa, se convive com cao, secpode roer algo.... O que você me orienta? Se possivel, me responda no ivetoca@hotmail.com. Ahhh, gostaria de saber como faco pra descobrir se é macho ou femea.
    Obrugado.

    ResponderExcluir
  44. ola.
    Minha casa é de pinus tipuca aqui do sul.
    tem um bicho pesado qye corre no forro do telhado.
    O que me está incomodando é o ato de ficar roendo na parte da casa sob o chao.
    É gamba ou rato.
    rói como se quisesse entrar na casa.
    Jacqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser uma ratazana. Gambás não roem a madeira.

      Excluir
  45. nesse vídeo é um gambá ou um rato? o que eu faço com ele? só enxoto pra fora de casa ou chamo a policia ambiental?

    https://www.youtube.com/watch?v=di8iZQOFWRw&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde! Meu nome é Maria. Estou com uma fêmea desde julho, que anda se arrastando. Agora já está grandinha, come bem, pego no colo, mas fico com pena pq ela fica trancada num banheiro de minha casa. Tenho receio de soltá-la no quintal e algum macho emprenhá-la. Às vz até solto, mas fico vigiando... ela tenta subir nas árvores com as patas dianteiras e a boca, mas qdo chega numa pouca altura, ela cai! O que vc me sugere? Alguém me disse para montar um cercadinho de tela no quintal para ela... grata!

    ResponderExcluir
  47. Oi, muitos cometários por esse lindo e diferente bichinho.
    Onde moro tem muitas arvores e também muitos timbus, eles são livres pra chegar e saírem todas as noites no telhado da minha casa. Fico triste quando vejo um morto na rua por pedradas de alguém que acredita que eles não tem o direito de viver.As vezes cai um ou dois bebês no chão, então pego logo, pois tenho gato. Já cuidei de três bebês que caíram e fiquei com eles até uns 6 meses , depois soltei pelo telhado mesmo de noite, e eles ficam indo e voltando. São uns amores!!!!

    ResponderExcluir
  48. Amo demais esses bichinhos que são livres para visitar meu telhado todas as noites. Já criei três bebês que caíram no chão e os encontrei pela manhã bem cedo. Fiquei com tanta dó pois eles estavam sem a mamãe. Comecei a pesquisar pela alimentação e fui dando leitinho morno , banana amassada, mamão etc...ficaram grandes e brabos , então soltei pelo telhado a noite. Eles ficam indo e voltando todo dia.Gostaria de criar normal dentro de casa , mas não pode. Beijo, e muito amor por todos os animais do planeta !!!

    ResponderExcluir
  49. Moro no Rio de Janeiro, capital. Moro na zona oeste e desde a infância não via gambás. De repente, nos últimos dois anos, vejo um número enorme delas. Nunca havia visto uma em minha casa e agora apareceu uma bem grande. Os gatos não se aproximam dela. Pensava entretanto que se tratava de um frutívoro, mas flagrei-a comendo a comida do gato. Aí já fiquei chateada. Não sabia porque os gatos não estavam comendo a ração. Era preciso trocar a ração, para que eles comessem. Não querem comer comida em que a gambá pôs a boca. Eu compreendo. Também não ia querer. O que fazer?

    ResponderExcluir
  50. Moro me casa na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, sabia que haviam gambás que passavam, até então não sabia que moravam comigo, rsrs. Um infeliz matou o macho que passava todos os dias no mesmo horario e sumia ; e dois dias depois vi uma femea com um filhotinho somente em suas costas, tomei um susto, e como estava dentro do meu espaço detrabalho(MDF,madeiras,maquinas)os coloquei para fora, a mãe sumiu e no dia seguinte lá estava o filhote na porta de vidro olhando para mim e esperando que eu abrisse a porta, o apanhei e o deixei por lá, enfim humanizei sem querer o bicho. A minha preocupação, até por não entender é que ontem escutei um barulho e fui no exterior da casa, onde é o Atelier e vi um filhote novo agarrado num ferro, e com o nariz escorrendo(não sei se era resfriado mas pingava uma água) e parecei estar doente, havia ausencia de pelos em seu corpo; e já vi uma femea muito grande exatamente assim há 4 mesese como estava brigando muito a espantei e foi embora;fiz um carinho em suas costas e pude sentir como estava magrinho, pude sentir os ossos, fiquei com muita pena; o deixei lá fiz mais um carinho nas costas dele e meia hora depois ,lembrei, voltei e já não estava mais. Não me incomodo mas só não gosto de não saber como lidar com isso, pois estão brincando com todos os meeus materiais de arte aplqies de madeira,resina, carregam e tiram do lugar tudo que podem e tenho muito material; não tenho condições de tê-los e acredito seremmuitos pois descobri muitas fezes e urinas entre todas as minhas peças de mdf e gesso. Não sei como proceder, só sei que tenho que tirá-los de lá e não sei como? PS : desde o inicio não os alimento para não condicioná-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive problemas e não consegui responder os muitos comentários. Gostaria de saber como está a situação sua e de seus gambazinhos hoje kkk.
      Você está certo em não alimentá-los... poderia levá-los para um lugar não habitado, uma mata mais afastada. Pode contatar direto no e-mail ricardoalexius@hotmail.com

      Excluir
  51. Resgatei um filhote de gamba e agora 4 dias depois estou com medo de pegar leptospirose . Tem possibilidade ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possibilidade existe sim, mas prestemos atenção! Biologia não é Matemática. Muitas afirmações parecem generalizar as coisas, como se dizer que todo rato transmite leptospirose, ou que toda inundação vai ter o vírus diluído na água. As coisas não são bem assim.
      O gambá pode ser PORTADOR do vírus, assim como camundongos, cobaias, cães, primatas não-humanos, raposas, preás, e principalmente ratos. A aquisição do vírus pelo humano se dá através do contato da urina dos animais infectados com alguma lesão na pele. Portanto, não é tão fácil adquiri-la. O mais comum é que isso aconteça em enchentes que atingem locais habitados por ratos, e cujas águas atingem populações próximas. Mas os casos são muito raros.

      Excluir
  52. Tenho um filhote, estou cuidando dele, por algum motivo caiu da árvore e estava sozinho, dormiu por dois dias, neste período dei papinha na seringa depois cortei uvas , banana e já está comendo sozinho, gostaria de ficar com ele, é possível domestica-lo?
    Percebi que me conhece já, sobe nas minhas mãos ao me ver e só quer ficar comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com as leis ambientais não se deve capturar estes animais para o cativeiro. Mas se acontecer de resgatar algum quando filhote, ele se adapta como doméstico e não exala mau cheiro se não for irritado.

      Excluir
  53. Olá!! Um gamba morreu no forro e o cheiro está muito forte. Esse cheiro faz mal a saúde. O que pode causar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não causa nada além do incômodo mau cheiro. É como qualquer outro animal em putrefação.

      Excluir
  54. Tem um na árvore dá minha vizinha TD noite ele sobe no meu muro já tomei vários sustos com ele

    ResponderExcluir
  55. Oi Ricardo, estou com sarigue macho, ele provalvelmente caiu da árvore e meu cachorro tentou pegar ele. Ele está vivo mais voo que está machucado. Não sei o que fazer, fazem dois dias que cuido dele. Ele consegue comer pão molhado no leite e toma água. Poderia me dar umas dicas de como cuidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora. Troquei de emprego e não tive tempo de acessar...
      Espero que ele tenha se recuperado, mas creio que se ele come pão, vai comer também outras coisas, restos de comida e frutas.

      Excluir
  56. Tem um aqui no quintal, fui pesquisar sobre o que se alimentam e me surpreendi com tamanha importância que ele tem para a natureza. Comer serpentes e escorpião... Sinceramente estou surpeendido.

    ResponderExcluir
  57. Obrigado pelos esclarecimentos! Diariamente eu recebo um "visitante" no sítio. Ele vem atrás da ração dos gatos que fica à vontade. Interessante que os gatos (tenho 6) não se importam com ele.

    ResponderExcluir

Você pode fazer aqui sua crítica ou comentário.